ENCONTRO NACIONAL DOS COORDENADORES DO PROLER
De 6 a 8 de março, os coordenadores dos aproximadamente 80 Comitês do Proler estiveram reunidos em formação no Rio de Janeiro. As atividades incluíram:
De 6 a 8 de março, os coordenadores dos aproximadamente 80 Comitês do Proler estiveram reunidos em formação no Rio de Janeiro. As atividades incluíram:
- Oficina de "Elaboração de Projetos e Captação de Recursos na área da Leitura" com Rodrigo Dal Molin;
- Oficina de "Relatório de atividades: reflexão e avaliação" com Adélia Koff;
- Apresentação do projeto Proler 20 anos, da Casa da Leitura.
Nesse momento, de comemoração dos 20 anos de Proler Nacional, sob a coordenação nacional do Proler de Carmen Pimentel, a temática das próximas ações serão a "Memória, atuação, projeção: uma reflexão sobre os 20 anos do Proler", sendo que:
Memória: resgate das memórias dos comitês (o que temos para contar, que resultados alcançamos até agora;
Atuação: formação de mediadores de leitura (esforços realizados para o incentivo à leitura).
Projeção: movimento para o futuro (desejos e metas para o "Proler + 20").
Reflexão: ação avaliativa das atividades, das ações, de tudo que foi ao longo desses 20 anos.
Além das oficinas, o encontro contou com atividades culturais como a apresentação do Grupo Escuta só Contadores de Histórias, Homenagem à Bartolomeu Campos de Queirós e apresentação do "Conjunto de Música Antiga da UFF".
O encontro de coordenadores, além de proporcionar a troca de experiências entre os comitês, favorece a reestruturação das ações e das expectativas de trabalho dos comitês, além do encaminhamento de demandas locais (dos Comitês regionais e/ou locais ao Proler Nacional). Busca ainda a formação dos coordenadores, geralmente envolvidos em bastidores de ações de leitura e de formação de novos mediadores de leitura.
Fonte: Sandra Cristina da Silva l Coordenadora do Comitê Regional do Proler Blumenau.