Circuito de Literatura Nacional l 2014

Foto: Elaine Regina l Acervo Proler 2013.


       O mês de abril é marcado por datas que envolvem livros destinados aos pequenos leitores. Dia 2, foi o Dia Internacional do Livro Infantil e Juvenil, em homenagem ao escritor dinamarquês Hans Christian Andersen. Dia 18 é o Dia de Monteiro Lobato e também o Dia Nacional do Livro Infantil. Em homenagem aos futuros leitores e para incentivar o hábito de apreciar livros, a Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller da Fundação Cultural de Blumenau e o Comitê Regional do Proler apresentam mais uma edição do Circuito de Literatura Nacional.
       A iniciativa do Proler é desenvolvida em parceria com prefeituras, fundações culturais e secretarias municipais de Educação de Blumenau, Indaial, Timbó, Brusque e Pomerode. O circuito de literatura promoverá movimentos literários nas instituições e municípios em que o comitê é representado. Dessa forma, os representantes do Comitê Regional do Proler movimentarão a região com diferentes atividades que promovem a leitura e as bibliotecas, contribuindo com a formação de leitores.

Além da janela
Monteiro Lobato foi uma criança diferente dos outros garotos de sua geração. O rosto enfiado nos livros e os olhos brilhantes a enxergar para muito além da janela do quarto denunciavam uma mente inquieta e fértil imaginação. Seu espaço preferido era a biblioteca do Visconde, da Rua XV de Novembro em Taubaté, onde passava horas aventurando-se nos clássicos da literatura. Lobato reaviva suas lembranças dos tempos de menino, repletas de cenas da roça onde passou a infância.
Militante da causa do progresso, Monteiro Lobato percebeu que só através dos jovens seria possível apressar a modificação do mundo. No cenário do sítio da Dona Benta fazia transcorrer o Brasil de seus sonhos. E o fez opondo-se ao conceito de que crianças eram adultos reduzidos em idade e estatura. "A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto. O meio de interessá-la é falar-lhe à imaginação. Escrever para crianças é admirável!”, exclamou em resposta a um repórter.
Captando a lógica e a estrutura do pensamento infantil, Lobato não falava para elas, mas como e no lugar delas. De 1920 a 1947, lançou 22 títulos que até hoje continuam sendo editados pela Editora Brasiliense.

Programação

Em Blumenau:

Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller/Fundação Cultural de Blumenau
Atividade: Circuito de Literatura Nacional – Leitura e Contação de Histórias
Data: 14, 15, 16 e 17 de abril.
Local: Biblioteca Municipal, varanda do museu, Horto e pátio da Fundação Cultural
Horário: matutino (8h30 às 10h45) e vespertino (14h às 16h15)
Contato: 3381-6787 e pelo e-mail: biblioteca@fcblu.com.br
Realização: Fundação Cultural de Blumenau e Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller em parceria com o Proler e Secretaria de Educação
Informações: os personagens de Monteiro Lobato receberão as crianças para leitura e contação de histórias de escritores brasileiros. A Emília, Tia Nastácia, Dona Benta, Visconde de Sabugosa e Narizinho virão do Sítio do Pica Pau Amarelo especialmente para recebê-las. Há boatos de que o Saci e a Cuca poderão estar presentes, mas a torcida é para que isso não ocorra, para maior tranquilidade do evento!

Atividade: Exposição “Monteiro Lobato e o Sítio do Pica Pau Amarelo”
Data: 14 de abril a 7 de maio
Local: Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller
Horário: 8h às 17h30 (segunda à sexta-feira) e 8h às 12h (sábados)
Contato: 3381-6787 e pelo e-mail biblioteca@fcblu.com.br
Realização: Fundação Cultural de Blumenau e Biblioteca Municipal Dr. Fritz Müller em parceria com o Proler
Informações: mostra um pouco da vida de Monteiro Lobato e dos personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. A exposição é gratuita e aberta ao público para visitação na Alameda Duque de Caxias, 64, Centro

EBM Alice Thiele
Atividade: Circuito de Literatura Monteiro Lobato e Dia do Livro – leitura, contação de histórias e filme
Data: 22, 23 e 24 de abril
Local: Biblioteca, auditório e pátio da Escola Alice Thiele
Horário: das 8h às 10h45 e das 14h às 16h15
Contato: 3340-1143 e pelo e-mail vera.bucco@hotmail.com
Realização: Biblioteca Escolar Rui Barbosa em parceria com o Proler
Informações: os personagens de Monteiro Lobato receberão as crianças para leitura e contação de histórias e os alunos de 6º ao 9º ano assistirão a um filme. O objetivo de ambas as atividades é desenvolver o gosto pela leitura e literatura de forma lúdica

EBM Alberto Stein
Atividade: Circuito Literário
Data: 25 de abril
Local: EBM Alberto Stein
Horário: das 7h30 às 11h às 13h30 às 17h30
Contato: 3325-1424 ramal 7
Informações: atividade desenvolvida pela equipe gestora, professores, bolsistas do PIBID/Furb com o apoio do Proler. Iniciativa ocorrerá nos moldes de um circuito, onde os alunos em pequenos grupos, orientados por um monitor, passarão em quatro tendas literárias. Nesses espaços os participantes terão histórias lidas ou cantadas. Para finalizar o circuito, o público passará por um espaço onde poderá selecionar o suporte ou o gênero de sua preferência para ler.

EM Alwino Dorow
Atividade: Tem Leituras e Leitores em Movimento
Data: 23 e 24 de abril
Local: espaços externos e internos da Escola Municipal Alwino Dorow - Fortaleza Alta
Horário: 8h às 9h e das 14h às 15h
Contato: Macilene Venturi pelo fone 3323-8658
Responsáveis: direção, professores e comunidade escolar com apoio do PROLER.
Informações: O Movimento de leituras e leitores acontecerá em forma de circuito, com espaços diversificados, onde pequenos grupos irão circular e ouvir histórias, ver vídeo e realizar leitura autônoma, mediadas pelos funcionários da escola, envolvendo também a comunidade escolar. Movimentando Monteiro Lobato (leitura das obras pelos adultos), episódio do seriado Sítio do Pica Pau Amarelo (vídeo) e espaço de leitura livre (oferta de obras variadas onde os pequenos grupos  lerão individual ou coletivamente).

EBM Gustavo Richard
Atividade: Tem o sítio na escola
Data: 30 de abril
Local: espaços internos da EBM Gustavo Richard, praça em frente à escola e casa vizinha
Horário: das 8h às 11h e das 14h às 17h
Contato: 3323-4480
Atendimento: Jardim I e Jardim II do CEI Henrique Reif, Jardim I do CEI Daniel Bressanini, crianças do pré ao 3º ano da EBM Gustavo Richard e comunidade.
Colaboram com o evento: alunos do 6º, 7º, 8º e 9º ano matutino e vespertino.
Responsáveis: direção, coordenação e professores da EBM Gustavo Richard com apoio do Proler
Informações: O Proler, através da EBM Gustavo Richard, atenderá 200 crianças durante o Circuito de Literatura Nacional 2014 nas dependências da escola. Com o tema “Tem o sítio na escola”, o movimento de leitura, leitores e brincadeiras acontecem em forma de circuito em oito espaços. Em cada espaço haverá uma atividade ou personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo contando as aventuras no sítio. Este ano foram convidados Dona Benta, Tia Nastácia com seus bolinhos de chuva, Tio Barnabé (que vem cuidar caso o Saci apareça), Pedrinho, Narizinho (que traz a Emília sua boneca de estimação), Visconde de Sabugosa e o Marques de Rabicó. A Cuca e o Saci não são esperados, pois já causaram muitos problemas. Este ano está previsto espaço com pintura de rosto, onde as crianças se transformarão em Emília e Visconde. Além disso, haverá um espaço onde as crianças irão cantar temas do sítio, acompanhadas por alunos que tocam violão. Na praça, serão organizadas brincadeiras de antigamente. Para encerrar a atividade, ocorrerá o casamento da Condessa de Três Estrelinhas (Emília) com o Marques de Rabicó. Após a cerimônia, as cozinheiras servirão uma deliciosa merenda para os convidados. Isso se o Rabicó não invadir a cozinha.


Em Pomerode:


Nome da atividade: Circuito de Leitura Nacional – Exposição das obras de Monteiro Lobato e Contação de histórias.
Data:14, 15, 16 e 17 de abrill
Local: Biblioteca Municipal de Pomerode
Horário: Das 7h30min às 11h30min(matutino) e das 13h às 17h (vespertino)
Contato:33876801 com Viviane, Rafaela e Ana Paula
Email: bilblioteca@pomerode.sc.gov.br
Realização: Biblioteca Municipal Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco em parceria com o PROLER
Informações: as crianças chegarão com músicas do sitio do pica-pau amarelo, e haverá contação de histórias. As participações são gratuitas e devem ser agendadas.



Em Indaial:

A Secretaria de Educação do Município de Indaial, realizará a Semana do Livro de 22 à 25 de abril.
As Escolas Municipais estarão desenvolvendo atividades relacionadas aos escritores infantis, de Lobato aos atuais, formando uma linha do tempo da Literatura Infantil.
Serão disponibilizados espaços alternativos para leitura como: parques, piqueniques literários, apresentações de músicas, contações de histórias, tendas, murais literários e venda de livros.


  

Em Timbó:

E o Sítio do Pica Pau Amarelo chega em Gaspar com Grupo Uni Duni Tê - Contadores de Histórias da Fundação Cultural de Timbó.

Quando: 09 de abril.
Onde: Coreto Municipal – Centro de Gaspar.
Horário: 9h30min – 14h30min.
Contato: Lúcia – Biblioteca Pública ou grupounidunite@gmail.com com Gilmara.
Responsáveis: Representação do Comitê Regional PROLER/Blumenau em Timbó, Grupo Uni Duni Tê e Proler Gaspar.
Informações: O Grupo Uni Duni Tê levará Dona Benta, Emília e outros personagens para contar algumas aventuras da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo. Cuidado! Ficamos sabendo que a Cuca também pretende participar dessa comitiva. Até lá!

O Sítio do Pica Pau Amarelo vai ao Parque Central
Quando: 13 de abril.
Onde: Parque Central – Timbó.
Horário: 16h às 18h.
Contato: grupounidunite@gmail.com com Gilmara.
Informações: durante a programação de Páscoa do município de Timbó, o Grupo Uni Duni Tê convidou a turma do Sítio do Pica Pau Amarelo para aparecer por lá. Muitos personagens já confirmaram sua presença para essa tarde de histórias: Dona Benta, Tia Nastácia, Visconde de Sabugosa, Pedrinho, Narizinho, Emília, Rabicó (imagina se ele ia perder tanta doçura). Ah! Recebemos um comunicado que a Cuca quer muito conhecer o tal “Parque”, estamos um pouco com medo, mas vamos lá conferir, quem sabe ela nem apareça mesmo, pode ser mais uma das peripécias da Boneca Emília!

Bell e Lobato: Um encontro bem brasileiro
Quando: 23 de abril.
Onde: Casa do Poeta Lindolf Bell.
Horário: 8h às 11h30min – 13h30min às 17h.
Contato: Joceli Padilha pelo fone - 3399 2074, ou grupounidunite@gmail.com com Gilmara.



Sobre Monteiro Lobato:

O Monteiro Lobato foi uma criança diferente dos outros garotos de sua geração. A cara enfiada nos livros e os olhos brilhantes a enxergar para muito além da janela do quarto denunciavam uma mente inquieta e fértil imaginação. Seu espaço preferido era a biblioteca do Visconde, da Rua XV de Novembro em Taubaté, onde passava horas aventurando-se nos clássicos da literatura. Lobato reaviva suas lembranças dos tempos de menino, repletas de cenas da roça onde passou a infância.
Militante da causa do progresso, Monteiro Lobato percebeu que só através dos jovens seria possível apressar a modificação do mundo. No cenário do sítio da D. Benta fazia transcorrer o Brasil de seus sonhos.
E o fez opondo-se ao conceito de que crianças eram adultos reduzidos em idade e estatura. "A criança é um ser onde a imaginação predomina em absoluto”, defendia. "O meio de interessá-la é falar-lhe à imaginação”. "Escrever para crianças! - exclamou em resposta a um repórter – é admirável...”. Captando a lógica e a estrutura do pensamento infantil, Lobato não falava para elas, mas como e no lugar delas.
De 1920 a 1947 lançou 22 títulos que até hoje continuam sendo editados pela Editora Brasiliense.



Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *